Cuidado! Essa afirmação pode ser muito perigosa.
A natação não pode atuar na correção da curva escoliótica por ser uma atividade simétrica.
Ela trabalha o fortalecimento muscular e o alongamento de forma equilibrada utilizando os dois lados com a mesma intensidade.
Para auxiliar na correção da escoliose precisa ser uma atividade que alongue e fortaleça especificamente um grupo enfraquecido ou encurtado pela lesão para proporcionar o equilíbrio. Equilíbrio este que deve ser sempre respeitado, principalmente quando temos a natação terapêutica.
Com certeza que nesta questão a fisioterapia é muito mais eficaz e específicas .

Escoliose x os nados peito e borboleta

A escoliose é definida como desvio da coluna vertebral no plano frontal, podendo ser distinguida como escoliose funcional que está associada a hábitos regulares de posturas incorretas que resulta em assimetrias funcionais na musculatura da coluna vertebral.
Existe uma prescrição básica feita pelos ortopedistas que excluem o nado peito e borboleta para quem tem problema de coluna.
Creio que exigir a respiração bi-lateral do aluno que tem escoliose deveria ser prioridade, e esta recomendação deveria ser analisada pelos ortopedistas.

Quando temos problema na lombar realmente em alguns casos a pernada de peito e a ondulação do borboleta podem agravar o problema e devem ser evitados.
No caso da escoliose nem sempre excluir estes nados é a solução mas sim adapta-los e utilizá-los de forma moderada.
Forma moderada entendo como um trabalho intercalado e compensado, com bom senso e observação constante.
Meninas minha filha faz natação 2 vezes por semana, este ano vou aumentar para 3 vezes, neste período em que usam o colete é muito importante o fortalecimento da musculatura, só que é necessário conversar com o professor de natação e explicar seu caso para que ele te passe exercícios especificos que irão te ajudar.
ResponderExcluir