domingo, 6 de janeiro de 2013

Alguns sinais que observamos em quem tem escoliose

Escoliose Vertebral: 
Aparece por volta dos 10 anos de idade em uma coluna previamente normal.  Devido a uma rotação no próprio eixo, a deformidade se apresenta tanto no plano frontal quanto no lateral. 

O corpo vertebral gira para o lado convexo e o processo espinhoso para o lado côncavo.  As
costelas acompanham a rotação vertebral, girando para trás e para cima no lado convexo, e
para frente no lado côncavo.  Devem ser consideradas como escolioses “verdadeiras” curvas maiores que 10º Cobb.


Tipos de Curvas:

A curva torácica para a direita é o tipo mais freqüentemente encontrado.
Curvas que fogem deste padrão devem ser melhor estudadas para o diagnóstico diferencial com outras etiologias.


A Prevalência:
Atinge 2-3% da população.
Felizmente as curvas maiores de 40º Cobb representam apenas 0.1% da população.
Meninas são 10 vezes mais acometidas do que os meninos.

Na natação , alguns nados não são indicados para quem tem escoliose

Você já ouviu falar a natação atua na correção da curva escoliótica?
Cuidado! Essa afirmação pode ser muito perigosa.
A natação não pode atuar na correção da curva escoliótica por ser uma atividade simétrica.
Ela trabalha o fortalecimento muscular e o alongamento de forma equilibrada utilizando os dois lados com a mesma intensidade.
Para auxiliar na correção da escoliose precisa ser uma atividade que alongue e fortaleça especificamente um grupo enfraquecido ou encurtado pela lesão para proporcionar o equilíbrio. Equilíbrio este que deve ser sempre respeitado, principalmente quando temos a natação terapêutica.
Com certeza que nesta questão a fisioterapia é muito mais eficaz e específicas .
http://www.vitorcaine.com/patologias/coluna/patologia_da_coluna/centro_de_cirurgia_da_coluna_doencas_da_coluna_ficheiros/escoliose.jpg
Escoliose x os nados peito e borboleta
http://teamowens313.files.wordpress.com/2009/02/michael-phelps.jpg
A escoliose é definida como desvio da coluna vertebral no plano frontal, podendo ser distinguida como escoliose funcional que está associada a hábitos regulares de posturas incorretas que resulta em assimetrias funcionais na musculatura da coluna vertebral.
Existe uma prescrição básica feita pelos ortopedistas que excluem o nado peito e borboleta para quem tem problema de coluna.

Creio que exigir a respiração bi-lateral do aluno que tem escoliose deveria ser prioridade, e esta recomendação deveria ser analisada pelos ortopedistas.https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieU86_9qQ4sh83O9IyMgXFbxTsho0mzwbtwKLMG_HdP_5hwHtTRrM3EJiPp5RnxhFCJTWSvekQu2NBQaOGFy5w8ZhkL7pN0XqE1pkqXYYL3D6l-2BhInLJ7Lc_Z66e63pdcyM6mtXD4L2a/s400/2.jpg
Quando temos problema na lombar realmente em alguns casos a pernada de peito e a ondulação do borboleta podem agravar o problema e devem ser evitados.
No caso da escoliose nem sempre excluir estes nados é a solução mas sim adapta-los e utilizá-los de forma moderada.
Forma moderada entendo como um trabalho intercalado e compensado, com bom senso e observação constante.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Importante observar se os ombros estão no mesmo nivel e o quadril tambem

Bom a Pietra inicialmente eu notei que havia algo errado através dos ombros, pois notei que um era mais alta em relação ao outro e depois com o tempo notei que o quadril também não estava simetrico, um lado mais elevado. Mas tudo começou a ficar evidênte quando ela completou 10 anos, nas meninas nessa idade ocorre um bom crescimento e dai se tiver escoliose fica mais percepitivel.

Outro fator importante é que se você desconfia que tem escoliose investigue na sua familia se já existe um caso assim, meu marido teve escoliose mas quando foi descoberto ja estava num grau alto e que não havia mais resultado com o uso do colete, então ele foi direto para cirurgia.
Não deixe de fazer o tratamento com o colete, ele com certeza não é tão invasivo e agressivo como a cirurgia.
Só faça a cirurgia se realmente o médico dizer que não tem  outro jeito.
Vale a pena todo o sacrificio de usar o colete, mas tem que ser o tempo e horas que o médico prescrever para o resultado dar certo.

Dica para não furar as blusinhas que vão por cima do colete

Eu peguei uma fita grossa marrom e cobri os locais que arranham a roupa, na frente e atras.As roupas da Pietra perdiam rapido demais, cheias de furos, agora depois que fiz isso não aconteceu mais.

uso do colete milwaukee

Meninas resolvi criar este Blog para poder ajudar outras garotas que passam por insegurança e angustia com relação ao colete milwaukee. Me chamo claudia e minha filha Pietra de 10 anos usa o colete há 9 meses, seu grau no inicio do tratamento estava em 35 graus, com o uso regular com descanço de 30 minutos seu grau fica em 15. Dia 14 de janeiro agora ela completara 11 anos. O que posso falar pra vocês é o mesmo que sempre disse a ela, não se importar com os olhares da pessoas pois a maior parte das vezes é por pura curiosidade, então se você vai usar o colete peça para sua mãe ir até a escola em que estuda conversar com o coordenador e com o professor responsável da sala para já ir esclarecendo aos outros alunos oque se passa. Eu fiz isso e foi tudo muito tranquilo com a Pietra, os colegas de sala a acolheram muito bem e os demais vinham lhe perguntar oque havia acontecido, sempre de forma amavel e de preocupação.
Meninas assumam o colete , eu sempre disse isso pra minha filha, pois quando queremos escorder algo é sempre pior, tenham orgulho de usar e ter a oportunidade de se tratar pois vocês sabiam que existem muitas pessoas com o mesmo problema e não tem acesso ao tratamento por falta de condições financeiras, por isso agradeçam a Deus por poderem se cuidar e prevenir problemas futuros, pensem que é algo provisório e não pra vida inteira.
Não será o colete que ira tirar a beleza de vocês, muito pelo contrario ele vai contribuir para melhorar a beleza de vocês.
Não adianta xingar, chorar se rebelar, aceitem esse desafio de cabeça erguida.
Por isso pessoal usem direitinho para o tratamento acabar logo e dar tudo certo.
Beijinhos!!!!

Minha filha Pietra